Please disable Adblock!
24.7.13

 


Esta técnica ao contrário do que pode se pensar não chega a ser novidade. Foi inventada em 1881 e não chegou a popularizar-se (apesar de fantástica). A mágica por trás do efeito que proporciona outro nível em questão de som e que é capaz de surpreender chama-se Gravação Binaural.

A técnica consiste em utilizar dois microfones dispostos de maneira que captem o som de forma parecida com os nossos ouvidos, para isso eles ficam posicionados a cerca de 18 cm um do outro, que é a média de distância entre nossas orelhas. A partir daí o trabalho fica por conta dos fones de ouvido e do nosso cérebro, que distingue variações de força, tom e equalização, o que nos faz acreditar que os sons vindos dos fones partem de diferentes lugares.

Para entender melhor separamos dois exemplos de som 3D, basta colocar os fones de ouvido. Muito importante para uma melhor percepção do som e curtir essa experiência auditiva incrível.

Este primeiro vídeo traz diversos exemplos de sons que ouvimos no dia a dia, porém gravados em 3D. Do secador de cabelo a abelha, todos muito realistas!



Já este segundo traz a experiência completa de uma visita a uma barbearia, mas não se assuste, seus cabelos continuarão intactos ao final da gravação!
 
 




Também podemos encontrar esse tipo de gravação em músicas e games, um bom exemplo é o álbum Binaural da banda americana Pearl Jam, cujo próprio nome já é uma referência à técnica que é utilizada em diversas faixas do disco. Quer mais? No site do UD você encontra programas que te transportam para esse mundo do som tridimensional, experimente!

A matéria completa você pode acessar em Canaltech

0 comentários:

Postar um comentário