Please disable Adblock!
24.7.13



É comum ver as pessoas exagerando na bebida em baladas, festas, shows e até mesmo naquele tradicional churrasco com os amigos. Existem os que acordam totalmente concientes na manhã seguinte, entretanto haverá o "esquicidinho" que esquece das loucuras que aprontou durante a noite.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em San Diego, feita com imagens de ressonância magnética, sugere que, diferente do que se costuma pensar, esse esquecimento não depende da quantidade de álcool ingerida. Ao que parece, é tudo uma questão de genética.

Algumas pessoas têm um componente bioquímico no cérebro que faz com que o álcool afete mais fortemente a atividade cerebral em áreas ligadas ao autodomínio, atenção e memória de trabalho.

Estas pessoas são mais propensas a esquecerem os fatos e não precisa ser aquela bebedeira violenta como se costuma associar o esquecimento. É por isso que certas pessoas podem matar engradados inteiros de cerveja e continuar bem, enquanto outras já ficam tontinhas com três míseros copos.

O ESTUDO:

A pesquisa foi feita com 24 alunos universitários – 12 dos quais esqueceram detalhes e 12 que mantiveram a memória intacta. Cada um teve de completar exercícios envolvendo memória de curto prazo e “multitasking” (a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo) antes e depois de beber (e a gente aposta que os pesquisadores se divertiram fazendo esses testes).

O resultado mostrou que os dois grupos mostraram habilidades semelhantes nos testes enquanto sóbrios. Depois de beber, porém, foi como se a parte do cérebro responsável por essas coisas deixasse de funcionar para alguns deles.

Isso sugere que exista uma espécie de gatilho bioquímico que faz com que algumas pessoas esqueçam o que acontece durante a bebedeira.

“A intoxicação por álcool reduziu a atividade em uma região do cérebro envolvida no multitasking”, disse Wetherill ao jornal Daily Mail. “Isso afeta a capacidade de alguns para esse tipo de tarefa, bem como para engajar áreas cerebrais necessárias para a codificação e lembrança de experiências anteriores.”

De fato “Se você está experimentando apagões após beber, isso é um sinal importante de que consequências negativas em sua saúde e vida pessoal poderão aparecer“. Quando se está bêbado e seu cérebro tem esse tipo de interação com o álcool, cria-se um estado de vulnerabilidade em que aumentam as chances de ocorrer todo tipo de problema. Você pode não se preocupar em ter que acordar cedo amanhã, mas é bom pensar um pouquinho nos efeitos em seu cérebro.

Fonte: Super Abril

0 comentários:

Postar um comentário