Please disable Adblock!
26.2.13


Há alguns anos atrás, minha mãe chegou em casa dizendo que tinha encontrando uma senhora e logo perguntou se eu a conhecia, então perguntei quando eu a tinha visto e ela respondeu: "É a Fulana, ela que fez o teu parto, não lembra?". Tenho que admitir que a minha mãe bateu um recorde nesse dia por fazer uma pergunta dessas, tanto que poucos segundos depois ela começou a rir e acrescentou: "Como é que tu vais lembrar, não?!".


Todos nós sabemos que é impossível lembrar de quando eramos bebês, mas que de alguma maneira criamos vínculo com algum objeto ou som que podemos levar para o resto da vida. Não lembramos do rosto da nossa mãe nos olhando, do nosso pai, irmãos ou qualquer outra pessoa naquele período, mas aquela canção de ninar que absorvemos pode ser lembrada, mesmo de uma forma não tão clara, no futuro. E tudo isso tem uma explicação!

Quando bebês, nosso sistema nervoso ainda está em desenvolvimento, para se ter uma ideia, o encéfalo de um bebê é mais ou menos a metade do encéfalo que ele terá quando adulto; novas conexões neuronais e também novas células vão surgindo ao decorrer dos primeiros meses de vida, mais especificamente 30 meses. Quanto às "lembranças" a partir de certos vínculos criados, como com um objeto ou som, faz parte da memória também, mas de forma menos clara, já que o armazenamento dessas informações não é dado , é comum que não nos lembremos com facilidade e muito menos com precisão como foram criados estes vínculos, mas, de alguma maneira, sabemos que determinada "musiquinha" de ninar ou aquele urso de pelúcia macio nos são familiares...

0 comentários:

Postar um comentário