Please disable Adblock!
26.2.13

Você provavelmente já ouviu falar de alguns desenhos e programações para crianças que foram cesurados. O Tinky Winky dos Teletubbies foi polêmico nas sessões exibidas pelas manhãs por ser considerado "gay", já que usava uma bolsa feminina e o símbolo de sua "antena" era símbolo homossexual. Mas você sabia que outros desenhos, muito famosos no universo infantil e também juvenil, um dia já foram censurados? Quer um exemplo? Então lá vai: Mickey Mouse! Sim, o ratinho que é o mascote da Disney já foi censurado em um de seus desenhos. Foi no ano de 1946, no filme A canção do Sul que a acusação de racismo surgiu, vinda da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, com o argumento de que havia uma relação bucólica entre senhor e escravo, e por este motivo o filme nunca foi lançado em DVD.
   Os Simpsons também já causaram polêmica em muitos países por suas sátiras, inclusive no Brasil, em um episódio onde a família Simpson visita o Rio de Janeiro. O mais impressionante é que muitas coisas são verdadeiras e mostram o motivo do medo de muitos turistas, entretanto, o episódio foi exagerado em demasia e foi considerados desrespeito à cidade do Rio de Janeiro, logo ao Brasil inteiro. Confira o episódio dublado no vídeo ao lado e tire suas próprias conclusões.




       Tiny Toon também tem um episódio banido nos Estados Unidos por mostrar os personagens bêbados, roubando, batendo e por fim até morrendo! Parece absurdo para um desenho infantil, mas a ideia, na verdade, era mostrar as consequências do uso abusivo de álcool, entretanto, ainda foi considerado "pesado" e nunca foi ao ar; mas no YouTube este episódio existe e esta bem aqui embaixo, ao lado, e em inglês; confira.


Outro personagem, inclusive presente no Tiny Toon, porém um pouco mais rapazinho, o Pernalonga, também causou polêmica na década de 40, quando, segundo pessoas que avaliaram a situação, zombou dos orientais, esquimós e indígenas e imitou negros pedindo para não apanhar. Preconceito em alto nível para cabecinhas em formação. O desenho foi tirado do ar em 1968, bastante tempo depois de sua primeira exibição mas está disponível no YouTube para que curiosos conheçam tal episódio preconceituoso e avaliem até que ponto a proibição faz sentido. Assista o vídeo logo abaixo, está em inglês e parece bem "vintage" .



        Pokémon também já foi banido uma vez no Japão, mas dessa vez não foi por questões morais, mas por questões de saúde! Sim, um episódio do desenho mostrou tantos tipos de luzes em cenas seguidas que mais de 500 crianças foram parar no hospital com dores nos olhos e sensação de vômito. Confira este trecho do episódio aqui.
          Um queridinho das frases de amizade no facebook, no tumblr, etc e muito famoso por suas outras várias características marcantes é o calça quadrada! Bob Esponja levanta polêmicas por todo canto do mundo, junto de seu melhor amigo Patrick, por ser considerando uma influência à homossexualidade. Episódios do Bob Esponja foram recentemente censurados na Ucrânia, um país culturalmente homofóbico, pela Comissão Nacional de Proteção à Moralidade. Observe as duas cenas selecionadas no vídeo ao lado, retiradas de episódios aleatórios.

           Sobre tais desenhos e censuras, qual a sua opinião a respeito? É exagero ou faz sentido? Você também proibiria crianças que você queira bem de ver esses desenhos? Ou acha que não há tanto problema assim? Desenhos devem ser classificados para o ambiente infantil, jovem ou adulto, mas não podemos esquecer que o acesso é inevitavelmente quase universal.

Fontes: Superinteressante, Yahoo, YouTube

0 comentários:

Postar um comentário