Please disable Adblock!
27.10.12



Você sempre quis ter uma fonte com a sua caligrafia? Pois você pode ter ! O YourFonts transforma a sua letra em uma fonte, que pode ser usada no Word ou em outro editor de texto que permita a adição de novas fontes.

Quer aprender a fazer isso? Então preste atenção no que você vai precisar:



► Leitor de arquivo PDF;

► Impressora;
► Caneta esferográfica azul ou preta;
► Scanner.

O YourFonts tem uma vantagem, não precisa instalá-lo no seu computador. Apesar de ser pago, todos os passos até o download são gratuitos, e você só pagar se gostar do resultado.




1º Passo: Baixe e imprima os moldes


Baixe os “moldes”, que nada mais é do que o papel no qual você vai escrever as letras do alfabeto para a criação do arquivo personalizado. 

Se o seu computador possuir restrições para abrir PDF, você pode baixar dois arquivos JPG para imprimir, mas isso é recomendado apenas para quem não tem a alternativa de instalar um leitor de arquivos PDF no computador. 


2º Passo: Preencher os moldes
Preste muita atenção ao preencher. Existem regras claras de como preencher o modelo, e você deve segui-las. Não basta escrever as letras em qualquer lugar, ou de qualquer jeito, pois dessa forma não existe garantia nenhuma de que dará certo.
Em cada “célula” do molde existem quatro pequenas linhas, ou marcadores, nas laterais. Elas têm uma função específica e devem ser respeitadas. A primeira linha de cima é a altura desejada para as letras maiúsculas. A segunda é a altura das letras minúsculas, e a terceira é a base para as duas. A quarta marcação se refere a letras como o “g”, que possuem uma “perninha” para baixo, e marca o limite inferior para esses casos.



Erros e acertos no preenchimento
Foto: YourFonts
Preste muita atenção nesses detalhes e tente centralizar o máximo as letras. Não aproxime o escrito da borda das células, nem a assinatura. Se você passar da linha de limite, o serviço não consegue reconhecer o que está escrito e não constrói aquela letra. Outro detalhe a ser respeitado é a caneta deve ser esferográfica de cor preta ou azul.
Você só precisa preencher, aquilo que você for usar. Por exemplo, se você não quer acentos, basta não fazer a segunda folha. Porém, quando você for usar a fonte e precisar de um acento, a letra será substituída pela fonte padrão do serviço, que se parece com a Times New Roman do Word.

3º Passo: Escanear os moldes
Este passo também exige muita atenção, pois qualquer erro pode comprometer o resultado. Você precisa escanear o molde, para poder fazer o upload no serviço, e tudo precisa estar certo.
Procure um scanner que caiba a folha inteira, sem cortes
É importante que nenhum pedacinho do molde fique para fora, e que a qualidade da imagem gerada seja boa. O recomendado pelo YourFonts é que a resolução seja 300dpi e que o papel esteja o mais reto possível. Não gere a imagem apenas em preto e branco (1-bit), mesmo que isso faça o arquivo ficar mais leve. O recomendado é em cores (24-bit) ou escala de cinzas (8-bit). Salve os arquivos obrigatoriamente em algum dos seguintes formatos: GIF, JPG, JPEG, PNG, TIF ou TIFF. Outros tipos de documento, como BMP ou DOC não serão aceitos pelo YourFonts. Preste atenção também às dimensões da imagem: a largura deve estar entre 1000 e 6000 pixels, e a altura precisa ser maior do que 1000, mas não pode ultrapassar os 9000 pixels.

Folha preenchida

4º Passo: Mandar para o YourFonts
Enviar os arquivos é fácil, basta clicar aqui. Na janela aberta, você precisa preencher alguns campos. O primeiro deles é o Font Name, você coloca o nome de sua fonte, assim como existem as fontes chamadas “Helvetica” e “Comic Sans MS”, por exemplo. Escolha um nome novo, que tenha a ver com você. Você pode também aplicar um carimbo de copyright, no campo “Font Copyright”.
Preste atenção na hora de enviar as folhas preenchidas, pois existe uma ordem correta que deve ser seguida. No cantinho direito superior das folhas, existe uma indicação de página, mostrando se é a página 1 ou 2. Envie a primeira folha em “Template page 1” e a segunda em “Template page 2”. Após selecionar os arquivos, clique em “Upload”.
Faça o upload das páginas na ordem correta

5º Passo: Ver, baixar e usar a nova fonte
Após clicar em Upload, o YourFonts vai fazer o resto! Essa é a parte que requer um pouco de paciência, pois, dependendo da sua velocidade de conexão. Antes de você poder baixar ou não os arquivos, é mostrada uma prévia. Você pode escrever algumas palavras para ver como fica a escrita com a sua fonte, o que é bastante aconselhado. Se o resultado ficou como você esperava, clique em “Download”.
Na prévia você pode testar a fonte

Fonte: TecMundo

0 comentários:

Postar um comentário