Please disable Adblock!
27.12.12

No leito de morte, segredos são revelados, sonhos não realizados são declarados, medos são confessados. E essas últimas palavras refletem muito de quem o morimbundo foi durante a vida:  indicam suas crenças religiosas, suas filosofias de vida, suas desilusões. Há quem não se simpatize muito em ter suas palavras anotadas, é o caso de Karl Marx. “Vá embora, últimas palavras são para bobos que nunca disseram o suficiente”, disse o filósofo, economista e teórico político à sua empregada doméstica. Ironicamente, essas palavras acabaram entrando para a História como seu último dizer.
Conheça outros personagens que marcaram a História e suas últimas palavras:
“Amem uns aos outros”
george-harrison-9Quem disse? George Harrison, guitarrista dos Beatles. Conhecido como o Beatle calado, na década de 1960 começou a seguir o hinduísmo. Compôs clássicos da banda inglesa como “Here comes the sun”, “Something” e “While my guitar gently weeps”.
Como morreu? Suas últimas palavras foram registradas por sua esposa em 29 de novembro de 2001. George lutava contra um câncer e fora submetido, uns meses antes, à radioterapia na Suíça.  Antes de morrer, teria dita apenas: “Love one another”.
 
“Eu e meu papel de parede estamos em um duelo mortal. Um de nós precisa ir”
Oscar WildeQuem disse? Oscar Wilde, escritor e poeta irlandês. Seu texto mais famoso, O Retrat0 de Dorian Gray, trata da vaidade dos homens e é tido por críticos como um dos melhores romances ingleses.
Como morreu? Sucumbiu a um ataque de meningite em 1900. Suas últimas palavras foram ditas em um quarto de hotel. Um detalhe: depois de a declaração vir a público, os donos do hotel decidiram mudar o papel de parede do quarto onde Wilde estava. No fim, nem Wilde nem o papel de parede resistiram.
“Bebam por mim, bebam por minha saúde. Vocês sabem que não posso mais beber.”
pablo-picasso_1773978bQuem disse? O pintor, escultor e desenhista espanhol Pablo Picasso, famoso por seu trabalho com técnicas cubistas. É autor de mais de 20 mil trabalhos, conhecidos mundialmente.
Como disse? Picasso já havia encerrado sua atividade artística na ocasião. O fim da carreira aconteceu após uma operação na próstata e na vesícula e depois de perder parte da visão. Em abril de 1973, enquanto jantava com sua esposa Jacqueline, proferiu suas últimas palavras. Jacqueline não bebeu. Em 1986, a esposa, ainda sem ter se recuperado da morte do pintor, pegou uma arma e tirou sua própria vida.
“O estado da Flórida está matando uma pessoa inocente. O estado da Flórida está cometendo um crime, porque eu sou inocente. A pena de morte não é somente uma forma de vingança, é também um ato covarde dos humanos. Sinto muito pelo que está acontecendo a mim e pela minha família, que está tendo que passar por isso.”
downloadQuem disse? Ángel Nieves Díaz, porto-riquenho condenado por assassinato nos Estados Unidos e executado por injeção letal.
Como disse? A execução de Ángel foi polêmica. O executado morreu declarando-se inocente. Mais do que isso. Durante o processo de execução, que dura cerca de 15 minutos, tardou 37 minutos. Doses e mais doses da droga eram injetadas e o condenado não morria.
 
“Dinheiro não pode comprar vida”
bob-marleyQuem disse? Bob Marley, músico jamaicano.
Como disse? Em 1977, Marley foi diagnosticado com um melanona maligno. Quatro anos depois, em 1981, quando voava da Alemanha para a Dinamarca, suas funções começaram a piorar. Um desembarque forçado em Miami foi a última tentativa para levar o cantor a um hospital. Bob morreu, aos 36 anos, devido a disseminação do melanona para os pulmões e para o cérebro. No leito de morte, disse a seu filho Ziggy: “O dinheiro não pode comprar a vida”.
Fonte: super.abril

0 comentários:

Postar um comentário