Please disable Adblock!
21.9.13

Para se chegar ao resultado fiz uma compilação de listas e reportagens publicadas por sites especializados em fotografia, esportes, cultura pop e história. O objetivo de minha pesquisa é identificar quais são as 10 fotografias esportivas mais famosas de todos os tempos. Foram consultadas para o levantamento as publicações: “Daily Mail”, “BuzzFeed”, “Sports Illus­trated Magazine”, “Bleacher Report”, “Diário Olé”, “Sporting Post”, “Jornal Marca”, “Chicago Sports Weekly”, “L’Équipe”, “Placar”, “Useful Charts Publishing”, “Fox Nation”, “Photography Art Cafe”, “World’s Famous Photos” e “Al Fotto”. Abaixo, em ordem classificatória, as 10 fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas.

1 — Muhammad Ali x Sonny Liston

Muhammad Ali x Sonny Liston
Fotografia feita em 25 de maio de 1965, em Lewiston, Maine, Estados Unidos, durante a revanche entre Muhammad Ali e Sonny Liston pelo título mundial dos pesos pesados. A luta durou poucos segundos. Ali acertou um gancho em Liston. O gancho posteriormente ganhou o apelido de soco fantasma. Fotografia: Neil Leifer.

2 — Jesse Owens contra Hitler

Jesse Owens contra Hitler
Fotografia feita durante os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. O atleta norte-americano negro Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro, contrariando o desejo de Hitler de mostrar a supremacia branca. A fotografia da cerimônia de premiação é uma das mais emblemáticas da história do esporte. Fotografia: Associated Press.

3 — Panteras Negras

Panteras Negras
Fotografia feita em 16 de outubro de 1968, durante os Jogos Olímpicos da Cidade do México. Os velocistas americanos Tommie Smith e John Carlos fizeram a saudação dos Panteras Negras durante a cerimônia de premiação — braço estendido com o punho cerrado. O fato causou controvérsias pelo uso político dos Jogos Olímpicos e os atletas foram banidos. O ato foi um protesto contra o preconceito racial nos EUA. Fotografia: Neil Leifer.

4 — Maradona contra o mundo

Maradona contra o mundo
Fotografia feita no jogo Argentina x Bélgica, durante a Copa do Mundo da Espanha, em 1982. A fotografia mostra o jogador Diego Maradona contra seis defensores belgas. Quatro anos depois, a seleção Argentina seria campeã do mundo e Maradona elevado à categoria de “deus do futebol argentino”. Fotografia: Steve Powell.

5 — Michael Phelps contra Milorad Cavic

 Michael Phelps contra Milorad Cavic
Fotografia feita em 16 de agosto de 2008, durante os Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Na imagem, o nadador norte-americano Michael Phelps bate o sérvio Milorad Cavic por um centésimo de segundo. Phelps ganhou sua sétima medalha de ouro e os Jogos Olímpicos, um dos capítulos mais emocionantes de sua história. Fotografia: Heinz Kluetmeier.

6 — A mão de Deus

A mão de Deus
Fotografia feita no jogo Argentina x Inglaterra, durante a Copa do Mundo do México, em 1986. Era a primeira vez que as duas seleções se enfrentavam após a Guerra das Malvinas. Nos primeiros minutos do segundo tempo Diego Maradona usa a mão para fazer o primeiro gol contra os ingleses. O gol foi validado e a seleção Argentina, que seria campeã do mundo, ganhou a partida por 2×1. O gol de mão de Maradona — The Hand of God, como ficou conhecido —, é um dos lances mais famosos da história das Copas. Fotografia: Steve Powell.

7 — Mike Tyson x Evander Holyfield

Mike Tyson x Evander Holyfield
Fotografia feita em 28 de junho de 1997, durante a revanche entre Mike Tyson e Evander Holyfield pelo título mundial dos pesos pesados. No terceiro assalto, Tyson arrancou um pedaço da orelha direita de Holyfield com uma mordida. Mike Tyson foi desclassificado e teve sua licença para lutar temporariamente revogada. Fotografia: VJ Lovero.

8 — Usain Bolt

Usain Bolt
Fotografia feita em de 20 agosto de 2008, durante os Jogos Olímpicos de Pequim, na China. O velocista jamaicano Usain Bolt quebra o recorde mundial na final masculina dos 200 metros. Usain Bolt já havia batido o recorde mundial dos 100 metros no início do jogos. Fotografia: Bill Frakes.

9 — Futebol de amputados

Futebol de amputados
Fotografia feita em 6 de abril de 2006, em Freetown, capital de Serra Leoa. Na fotografia, os atletas Maxwell Fornah e Victor Musa disputam a bola durante um treinamento do Single Leg Amputee Sports Club of Sierra Leone. A guerra civil deixou mais de 6 mil amputados no país. Fotografia: Associated Press.

10 — Hank Aaron

Hank Aaron
Fotografia feita em 8 de abril de 1974, em Atlanta, Georgia, Estados Unidos. O jogador norte-americano de beisebol Hank Aaron faz o seu 715° home run (rebatida na qual o atleta é capaz de circular todas as bases). Seu recorde durou 33 anos. Foi batido por Barry Bonds, em 2007. Fotografia: Tony Triolo.

0 comentários:

Postar um comentário