Please disable Adblock!
7.8.13

A NASA publicou em 05 de agosto que algo grande está prestes a acontecer no Sol. Segundo as medições da NASA, o campo magnético do Sol está prestes a virar.

Essa completa inversão de campo magnético solar deverá acontecer dentro de 3 a 4 meses, diz o físico solar Hoeksema Todd, da Universidade de Stanford. “Esta mudança terá efeito cascata em todo o sistema solar.

O sol muda a polaridade do campo magnético aproximadamente a cada 11 anos. Acontece no pico de cada ciclo solar com o dínamo magnético interno do sol se re-organizando. A próxima reversão irá marcar o ponto médio do ciclo solar 24 (atual).

Os pólos são um “mensageiro” de mudança. Assim como os cientistas estudam as regiões polares do nosso planeta para procurar sinais de mudança climática, os físicos solares fazem a mesma coisa com os polos do Sol.


[Imagem: observatorio-solar.gif?w=201&h=251]
Astrônomos do Observatório Solar Wilcox (WSO) 


monitorando o campo magnético do sol.


O físico solar Phil Scherrer, também da Universidade de Stanford, descreve o que acontece: “Os Campos magnéticos polares do sol enfraquecem, vão a zero, e, em seguida, surgem novamente com a polaridade oposta. Esta é uma parte regular do ciclo solar.”

A inversão do campo magnético do Sol é, literalmente, um grande evento. O domínio de influência magnética do Sol (também conhecida como a “heliosfera”) estende-se a bilhões de quilômetros além de Plutão.

Durante a inversão dos campos, a chamada "Current Sheet" (Corrente Elétrica confinada a Heliosfera) se torna muito "ondulada". Como a Terra orbita o Sol, nós entramos e saímos de dentro deste campo elétrico. E essas "transições" de um lado para o outro pode provocar tempestades espaciais em torno do nosso planeta.

[[Imagem: currentsheet_med.jpg]
Uma concepção artística da Folha Heliosférica, que se torna mais 


ondulada quando o campo magnético do Sol muda.


Os raios cósmicos também são afetados. Trata-se de partículas de alta energia aceleradas quase a velocidade da luz por explosões de supernovas e outros eventos violentos na galáxia. Os raios cósmicos são um perigo para os astronautas e sondas espaciais, e alguns pesquisadores dizem que pode afetar o clima da Terra.

Ao aproximar-se de inversão de campo magnético, os dados de Wilcox mostram os dois hemisférios do sol "fora de sincronia".

O pólo norte do Sol já mudou de sinal, enquanto o pólo sul está correndo para recuperar o atraso”, diz Scherrer. “Em breve, no entanto, ambos os pólos serão revertidos, na segunda metade do ciclo solar que esta em andamento.”

Quando isso acontecer, Hoeksema e Scherrer irão compartilhar a notícia com o público.

Vídeo explicativo da NASA:




Fontes: Via Fórum Anti-NOM
Science Nasa: The Sun's Magnetic Field is about to Flip
Bússula de Plasma: Inversão dos Polos Magnéticos do Sol

0 comentários:

Postar um comentário