Please disable Adblock!
13.8.13

mapa-cerebro-20130621-size-598

Após mais de 10 anos de pesquisa, cientistas da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf , na Alemanha, e da Universidade McGill em Montreal, Canadá, desenvolveram o mapa mais detalhado de um cérebro humano já desenvolvido em modelo 3D. O estudo visa facilitar estudos de doenças cerebrais, como Alzheimer e Parkinson, e poderá ser utilizado por pesquisadores do mundo todo.
O Big Brain, nome do projeto, mostra neurônios e suas conexões, contendo 100.000 vezes mais dados do que as ressonâncias magnéticas. O cérebro estudado foi de uma senhora falecida aos 65 anos sem histórico de doenças degenerativas ou outras relacionadas ao órgão. Preservado em formol por vários meses, foi cortado em 7.400 fatias a uma espessura de fio de cabelo. As fatias foram digitalizadas com scanner de alta resolução e o cérebro, então, reconstituído.
O resultado foi um modelo anatômico das estruturas do cérebro, no qual cientistas de todo o mundo poderão utilizar para estudos através de um cadastro gratuito no CBRAIN.
“Nós elevamos o nível de percepção a uma magnitude além do que era possível na virada do século XX”, afirmou Alan Evans, professor do Instituto Neurológico de Montreal, na Universidade McGill, e um dos autores do estudo. “Este conjunto de dados vai revolucionar nossa habilidade para compreender a organização interna cerebral”, acrescentou.
Katrin Amunts, pesquisador da Universidade de Düsseldorf e coautor do projeto, afirmou que pretende utilizar deste mesmo procedimento para estudar cérebro de um homem e de uma pessoa mais jovem, a fim de estudar diferenças entre idades e sexo.
Em maio deste ano, o presidente norte-americano Barack Obama apresentou um projeto semelhante que visa estudar a cura do  Alzheimer e a epilepsia.
Já imaginou os grandes avanços que esse tipo de estudo pode trazer para todos nós?
Fonte: Veja

0 comentários:

Postar um comentário