Please disable Adblock!
22.5.13

por
alasca
Comparativo da Geleira Columbia, no Alasca. À esquerda em 1984 e à direita em 2012.
O Google lançou em 9 de maio deste ano o que a empresa acreditar ser “o retrato mais abrangente das mudanças do planeta já disponibilizadas ao público”. Trata-se do Landsat Annual Timelapse 1984-2012, um projeto que oferece ao internauta uma visão do planeta e sua evolução – ou não – no período de 28 anos.
Para tornar o projeto possível, o Google uniu forças com a U.S. Geological Survey (USGS), a NASA e a revista TIME.  A USGS e a NASA são responsáveis por uma missão conjunta chamada Landsat, que desde 1970 fotografa o planeta via satélite. Foram vasculhadas 2.068.467 imagens, totalizando 909 terabytes de dados.
As imagens mostram o desmatamento na Amazônia, o crescimento de Dubai, o derretimento das geleiras do Alasca, entre outros locais que podem ser melhores explorados em http://world.time.com/timelapse/. No site da Time é possível visualizar o crescimento de praticamente qualquer cidade do globo, desde metrópoles como São Paulo e Londres a cidades menores como Passo Fundo e Cachoeiro do Itapemirim.
Acima você viu um comparativo da geleira Columbia, no Alasca, mostrando um nítido derretimento com o passar dos anos. Abaixo veja um comparativo do desmatamento no estado de Rondônia, no Brasil.
rondonia
Desmatamento no Estado de Rondônia. À esquerda em 1984 e à direita em 2012.
Bônus: Gifs disponibilizados pelo Google mostram as mudanças ocorridas no período em alguns lugares do planeta.
Wyoming Coal Mining
Lake Urmia Drying Up
Columbia Glacier RetreatDubai Coastal ExpansionLas Vegas Urban GrowthBrazilian Amazon Deforestation

Saudi Arabia Irrigation

1 comentários: