Please disable Adblock!
3.11.12

Nos almanaques sobre futebol. o Flamengo aparece como o primeiro clube brasileiro a ter uma torcida organizada. A “Charanga Rubro-Negra” foi criada pelo baiano Jayme de Carvalho. Ele reuniu um grupo de pessoas e levou alguns instrumentos para um Fla-Flu no estádio das Laranjeiras, em 11 de outubro de 1942. Como a turma era um pouco desafinada, o locutor Ary Barroso comentou: “Isso não é uma torcida, é uma charanga”. O apelido pegou.
Charanga Rubro-Negra (1942)
A história é convincente, mas há provas de que, antes disso, o tricolor paulista já tinha sido recebido no estádio por um grupo organizado de torcedores. A torcida Grêmio Sampaulino, que mais tarde passaria a se chamar Torcida Uniformizada do São Paulo (Tusp), teria sido formada em 1939, por Manoel Raymundo Paes de Almeida, um dos futuros fundadores do tricolor paulista. Quem descobriu essa história foi o historiador Michael Serra, um dos autores da Bíblia do São-Paulino.
Desde 1940, circulava no bairro da Moóca a revista Arakan, publicação interna do Grêmio Sampaulino. Em 1941, foi publicado um editorial falando sobre os objetivos do grêmio de reunir fora do clube, e de maneira independente, os torcedores do São Paulo. Isso já era um forte indício de que o tricolor já organizava uma torcida.
E, finalmente, a capa da edição de setembro de 1942 mostra uma foto da torcida organizada do Grêmio Sampaulino, uniformizada e com o escudo do São Paulo Futebol Clube no peito, marcando presença no jogo São Paulo 4 x 2 Corinthians, em 30 de agosto de 1942. Quase um mês e meio antes, portanto, de a Charanga dar as caras nas Laranjeiras.

0 comentários:

Postar um comentário